desenhar

Método ensina como desenhar mangá

Tudo o que muita gente gostaria de saber é como desenhar seu personagem de mangá favorito.

Conhecidos também como animes, as séries japonesas possuem milhões de fãs em todo o mundo, atraindo a atenção de um público telespectador fiel.

Daí, a vontade de reprodizir os personagens favoritos, já que os desenhos, muitas vezes, possuem traços simples em 2D – duas dimensões. Para isso, surgiu o Método Fanart passo a passo, online e digital.

A habilidade de desenho, que também é chamada de dom, não é um privilégio de todas as pessoas. Unicamente porque elas não desenvolveram esse potencial. Porém, no entanto, um curso presencial ou online, pode facilitar as coisas.

Pois saber desenhar é algo que vai além do que é chamado de dom. É possível aprender esse “dom”. Nenhum bom desenhista conhecido é uma pessoa que nunca praticou. Assim, podemos utilizar a prática ao nosso favor.

Praticar é a palavra-chave

Quanto mais nós praticamos, geralmente, melhores ficam nossos desenhos. E, se houver o emprego de técnicas de desenho, no processo de aprendizagem, mais acelerado será esse processo.

O professor de desenho pode ajudar a transformar um “mau desenhista” em um ótimo desenhista, ensinando como dar os primeiros passos na ilustração de imagens de desenhos japoneses.

A precisão dos traços pode ser aprendida. Como desenhar o corpo, a cabeça, as mãos, as orelhas, a proporção harmoniosa do corpo dos personagens, tudo isso é possível de ser aprendido.

Pensando nisso, a desenhista Mayara Rodrigues, professora de desenho, criou o seu próprio curso. O Método Fan Art 2.0 vale a pena tanto para iniciantes quanto para intermediários e até desenhistas carimbados, que desejam aperfeiçoar ainda mais suas habilidades e melhorar a qualidade de seus traços.

A professora do curso, Mayara, é muito conhecida no Youtbe, e possui milhões de visualizações nessa rede. Assim, ela possui alcance mundial, quando se fala em desenho de mangás e animes e da cultura japonesa animada 2D em geral.

Ela garante que mesmo quem nunca acreditou ter talento para desenhar, pode aprender com o curso. A professora afirma que aprender os mangás é algo totalmente possível, a qualquer pessoa, desde que o aluno se comprometa assistir as aulas e fazer os exercícios propostos.

Ela mesma admite que não sabia desenhar direito, até que de tanto tentar, aperfeiçoou os traços, até criar o Método Fanart. Você precisa ver como eram os desenhos da Mayara, no começo da sua carreira como desenhista. Você não acreditaria na evolução que ela teve, ao longo dos anos.

Ao criar suas próprias técnicas, ela viu que era possível ensinar outras pessoas, através do mesmo método. Foi aí que surgiu seu canal do Youtube, com muito conhecimento de graça, e depois, o curso Método Fan Art.

Mas você sabe o que significa Fan Art?

Fan Art significa “desenho de fã”. Ou seja, são os desenhos feitos pelos fãs dos desenhos animados.

É incrível como a cultura do “fã arte” é popular no mundo.

Dragon Ball, Naruto, Boruto, e muitos outros desenhos animados são considerados hoje, verdadeiros clássicos da cultura animada oriental. Não é de se estranhar que os fãs queiram reproduzir os desenhos.

Para não ficar frustrado, em tentativas e erros, uma boa metodologia de ensino online, passo a passo, pode fazer toda a diferença entre um desenho desproporcional e amador, para uma ilustração bem-feita, um Fan Art profissional.

Você irá aprender no curso online:

Os materiais necessários, o tempo de dedicação que é necessário para aprender desenho, como medir a proporção das partes do corpo dos personagens, macetes para colorir, como dar ação e movimentos, e outras técnicas que poderão ser utilizadas em qualquer tipo de mangá e anime.

No fim, você poderá estar apto a criar seus próprios personagens, para realizar um sonho de infância de muita gente.

Eu lhe respondo: como seria personagem criado por você? Como ele chamaria? Quais seriam seus super-poderes? Espero que um dia, você consiga mesmo desenhá-lo.

Esse é um sonho que já tive. Criar meus personagens, minhs histórias. Mas a falta de habilidade, ou melhor, a falta de desenvolvimento nessa arte, “travou” meus planos de desenhista.

É aí que essa situação pode ser mudada. Não importa se vai demorar, é importante saber que sim, é possível aprender como desenhar bem. A boa observação dos objetos de estudo e desenho é uma das chaves para esse processo.

Mas poucos são aqueles que aprenderam a observar para desenvolverem seu potencial criativo.

Na escola, muitas vezes, o desenho é até repreendido, sendo considerado uma atividade que distrai os alunos e tira seu foco dos estudos das disciplinas elementares.

Se não fosse assim, poderia haver muito mais bons desenhistas no mundo. Aqueles que persistem, apesar das dificuldades, colhem os frutos nos seus desenhos.

Vamos persistir nos nossos projetos?

Conte para a gente aqui nos comentários qual é o seu personagem de mangá favorito, que você gostaria de desenhar.